Skip to main content
16/11/2022

Ação começou nesta quarta-feira (16) e termina na sexta (18); outras ações formativas vêm sendo ofertadas gratuitamente no Circuito Penedo de Cinema

Por Jamerson Soares

Durante estes sete dias de evento, o Circuito Penedo de Cinema tem investido na exibição de curtas e longas-metragens de diversos temas em diferentes pontos do centro histórico da cidade. Mas, o evento tem ido além disso. Vêm sendo também oferecidas várias oficinas, mesas-redondas, debates e ações formativas acessíveis ao público. Uma delas é a oficina “Introdução ao Roteiro”, ministrada por Bertrand Lira, que começou nesta quarta-feira (16) na Casa da Aposentadoria. A ação termina na sexta (18).

Bertrand Lira é paraibano, graduado em Comunicação Social, trabalha na área do cinema há 40 anos e atualmente está como professor da mesma área na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Além de fotógrafo, também já foi diretor e roteirista de curtas e longas-metragens, como “O Seu Amor de Volta – Mesmo Que Ele Não Queira” (2018), “O Diário de Márcia” (2011), “O Rebeliado” (2009), “Crias da Piollin” (2008). Ele também realizou intercâmbio na Association Varennes (Paris/França).

Francisco Gaspar também apresenta o filme “Condado Macabro”, que será exibido na programação do Circuito Penedo. Crédito: Nathalia Bezerra

O roteirista contou que foi uma honra ter sido convidado para participar do Circuito e que se sente muito feliz. Ele também disse que o evento é uma janela importante para o cinema brasileiro. “Festivais são fundamentais nesse sentido de formar também o público. Uma oficina como essa é essencial porque traz para a cidade oportunidades para as pessoas se expressarem através do cinema”, disse.

A oficina recebeu participantes de Alagoas e de outros lugares do Brasil, como Minas Gerais e Brasília. Houve um primeiro momento de apresentação, em que todos falaram seus nomes e trajetórias pessoais, o que gerou uma interação maior entre os presentes. Bertrand também se apresentou e falou um pouco sobre suas experiências.

No segundo momento houve uma aula expositiva, em que foram apresentados conceitos sobre o roteiro, story line, argumentos, símbolos, etapas de criação e desenvolvimento. Houve também comentários sobre os roteiros de alguns filmes, a exemplo de “Parasita”, “Boi Neon”, “Cidade de Deus”, “Marte Um”, entre outros. Logo depois, foi realizado um exercício de produção de story line, que é um esboço da ideia do curta-metragem.

Uma das participantes se chama Maria Damiana dos Santos, tem 50 anos e é professora de Língua Portuguesa. Ela veio morar em Penedo em 1980 e criou raízes na cidade, como também acompanha o Circuito há anos. A professora contou que já gostou do primeiro dia de oficina.

A oficina segue até a sexta-feira (18), no Theatro Sete de Setembro. Crédito: Nathalia Bezerra

“Quando tive a oportunidade de acompanhar a oficina de roteiro já fiz logo a inscrição. Oficinas como essa são muito importantes tanto na minha profissão como também é uma forma de aprendizagem. Gostei muito do primeiro dia de oficina, o professor é excelente, o tempo passou tão rápido que nem senti. Penedo é como um palco de cinema. Esse evento maravilhoso tem despertado o interesse de mais moradores da cidade, e isso é incrível”, contou Damiana.

Outra participante veio de Brasília. Ela se chama Liana Farias, é produtora executiva, trabalha com o audiovisual há 15 anos, e veio para o Circuito representar o curta “A Terra Em Que Pisar”, dirigido por Fauston da Silva. O curta participa da mostra competitiva do 15º Festival do Cinema Brasileiro de Penedo.

Para Liana, a oficina de roteiro é uma oportunidade de experimentar outras áreas além da que ela trabalha. “Eu gostei muito desse primeiro dia de oficina. Eu sou produtora e estou aqui para experimentar outros departamentos. É um momento de reflexão e aprendizagem, como também de troca com colegas de profissão de outros estados”, afirmou ela.

Outras oficinas

Mais ações formativas e oficinas vêm sendo realizadas no Circuito Penedo de Cinema. Na terça (15) começou a ser ministrada a oficina “O Ator no Audiovisual”, com o ator Francisco Gaspar. A ação termina na sexta (18).

Também começou nesta quarta a oficina “Produção Audiovisual”, com Marcos Debrito, no Quilombo Tabuleiro dos Negros, no Centro, e vai até sábado (19). As oficinas “Escrita sobre filmes”, com Rosana Dias e “Produção Executiva”, com Regina Barbosa, também foram realizadas. Às 14h, no espaço Sebrae Penedo, acontece a ação formativa “Corpo e Imagem”, com Wanderlândia Melo e “Chamada Aberta Alagoar”, com Larissa Lisboa, também será realizada no mesmo dia, horário e local.

Além disso, a programação segue acontecendo de forma intensa e gratuita, com mostras competitivas, exposições, feiras, debates, apresentações artísticas e shows musicais. Para mais informações, o Instagram @circuitopenedo está disponível.